Campeões brasileiros de produtividade do milho são conhecidos durante o Fórum Getap Verão/24

O grande destaque dessa edição foi o estado do Paraná que consagrou os três maiores resultados na categoria sequeiro
Acompanhe tudo sobre forum getap verão, Milho e muito mais!
O grande campeão sequeiro, Ronei Gaviraghi, de Mangueirinha, que alcançou a marca de 270 sacas por hectares / Divulgação

Foram conhecidos no último dia 19, durante o Fórum Getap Verão/24, os ganhadores do concurso de produtividade do milho que chega ao seu 4º ano. Essa edição contou com 162 inscritos de sete estados que concorreram em duas categorias: sequeiro e irrigado. O principal destaque foi o Paraná, que consagrou as três maiores produtividades na categoria sequeiro. O grande campeão foi o produtor Ronei Gaviraghi, do município de Mangueirinha, que alcançou a marca de 270 sacas por hectare. A segunda colocação ficou com Nilson de Paula Xavier Marchioro, de Ipiranga, que colheu 256,3 sc/ha. Fechou o pódio o agricultor, Egon Heinrich Milla, de Candói, que chegou à terceira colocação com a produção de 253,0 sc/ha. Os três produtores foram inscritos pela Bayer.

Na categoria milho irrigado destacou-se o agricultor, Cláudio Castro Cunha, de Perdizes/MG, (inscrição independente) que colheu 258,2 sc/ha, garantindo de forma isolada o primeiro lugar. O segundo colocado foi, Fabio Zandonai, de Cristalina/GO, inscrito pela Bayer, com a marca de 254,4 sc/há, seguido por Bráulio Copetti Casarin, de Boa Vista do Cadeado/RS, que produziu 247,1 sc/ha (Bayer) e garantiu a terceira colocação.  

Mais destaques

O concurso reconheceu ainda agricultores que tiveram alta performance e se sobressaíram em suas respectivas regiões com o cultivo de milho sequeiro. Em Santa Catarina, Henrique Baratto Bortoluzzi, do município de Xanxerê, despontou com 231,6 sc/ha, (Bayer). Na Bahia foi a vez da produtora Rafaela Moresco Dinardin, de Correntina, inscrita pela ICL, que colheu 223,5 sc/ha. No Maranhão, o escolhido foi Carlos Alberto Ernst Marlow, com propriedade em Alto Parnaíba, que colheu 139,2 sc/ha (Bayer).

Auditoria

Todas as áreas dos produtores inscritos foram auditadas pela equipe técnica do Grupo Somar, que tem ampla experiência neste mercado. Alguns indicadores chave de produção foram analisados durante a auditoria, entre eles: produtividade e população obtida, número e peso de grãos por espiga. Para finalizar o processo, os participantes recebem um relatório técnico completo, produzido pela equipe do Getap (Grupo Tático de Aumento de Produtividade), podendo comparar o seu desempenho com as médias dos demais produtores participantes.

O Getap é uma iniciativa que busca reunir especialistas do agronegócio para discutir temas relevantes e disseminar conhecimento e boas práticas no manejo da cultura do milho, com o objetivo de aumentar a produtividade e, consequentemente, a produção da cultura no Brasil. Para isso, é promovido o concurso, onde a indústria e a cadeia do agronegócio se reúnem para premiar produtores com os mais altos níveis de produtividade, alinhando isso à rentabilidade, tecnologia e sustentabilidade.

De acordo com Anderson Galvão, curador Getap, os resultados desta edição do Concurso de Produtividade no Milho, mostram o bom trabalho feito no campo pelos agricultores. “O projeto começa a dar evidência da importância da necessidade do crescimento e da melhoria da produtividade do milho no Brasil. Embora produtores de alta performance como esses editados pelo Getap dão o caminho, ainda entendemos que há espaço para que as tecnologias agrícolas e as práticas agronômicas se tornem cada vez mais comuns nas diferentes regiões de produção no Brasil”, finaliza.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Biotecnologia avança no cultivo de trigo e amplia ganhos de produtividade

2

Alavanca de competitividade: agilidade e redução de custos com e-procurement no agronegócio

3

Amipa atualiza dados da safra e apresenta projeções para 2025/2026

4

BASF lança projeto que une sojicultores e apicultores para impulsionar agricultura sustentável no Pampa Gaúcho

5

Inovação e compromisso ambiental colocam a Fazenda Pau Furado entre as mais sustentáveis do Paraná

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

No cenário global de commodities, a margem de lucro está na eficiência

Alavanca de competitividade: agilidade e redução de custos com e-procurement no agronegócio

download

Amipa atualiza dados da safra e apresenta projeções para 2025/2026

Divulgação

Sipcam Nichino lança mistura herbicida exclusiva para manejo de plantas invasoras de difícil controle na cultura do milho

Soybean leaf with skeleton holes from insect damage. Agriculture pest, insect control, and plant defoliation concept.

Infestações de lagartas ameaçam até 40% da produtividade de milho e soja