Tecnologia e inovação na produção de FLV

Indoor hydroponic vegetable plant factory in exhibition space warehouse. Interior of the farm hydroponics. Vegetables farm in hydroponics. Lettuce farm growing in greenhouse. Concrete floor. 3D render
Acompanhe tudo sobre enza zaden brasil, FLV e muito mais!
Foto: Shutterstock

Heverton Teixeira
Gerente comercial da Enza Zaden Brasil

Com a sustentabilidade de produção e distribuição de alimentos se tornando cada vez mais presente, as inovações tecnológicas e práticas sustentáveis na produção de frutas, legumes e verduras apresentam uma enorme transformação no setor. Trazemos uma lista de cinco importantes temas e, se você é produtor, consumidor ou de alguma maneira faz parte da cadeia de alimentos, principalmente FLV´s, alguns desses temas podem ser uma grande oportunidade para diferenciação de seus produtos e de um futuro promissor de seu negócio.

Agricultura vertical e hidropônica

A tecnologia de cultivo em ambientes controlados, como estufas verticais e sistemas hidropônicos, tem impactado a produção de FLV. Essas práticas permitem ter um maior controle das condições ambientais, maior eficiência no uso de espaço, possibilitando cultivo em áreas urbanas, reduzem o uso de água e aumentam a disponibilidade de produtos frescos em locais de difícil acesso.

Uso de drones e sensoriamento remoto

O uso de drones e tecnologias de sensoriamento remoto tem auxiliado os produtores no monitoramento das plantações, permitindo a identificação precoce de problemas, otimizando o uso de insumos e contribuindo para a melhoria da qualidade dos produtos.

Biologia molecular e melhoramento genético

As inovações na biologia molecular e no melhoramento genético das plantas têm permitido o desenvolvimento de variedades mais resistentes a pragas e doenças, além de aumentar a qualidade e disponibilidade dos FLV durante todas as épocas do ano.

Tecnologias sustentáveis de irrigação

Abordar práticas inovadoras de irrigação, como gotejamento e irrigação inteligente, que contribuem para o uso mais eficiente da água, reduz desperdícios e impactos ambientais, ao mesmo tempo que garantem a qualidade e disponibilidade dos produtos.

Blockchain na rastreabilidade dos alimentos

A tecnologia blockchain tem sido utilizada para garantir a rastreabilidade dos FLV, permitindo aos consumidores rastrear a origem dos produtos, promovendo transparência e confiança na cadeia de suprimento.

Iniciativas

Dentre outras iniciativas, as citadas acima já contam com uma rede de fornecedores com grande conhecimento e prontos para oferecer serviços e produtos que estão alinhados com o objetivo de ser mais sustentável e ter melhor qualidade. A evolução dos produtos por meio do melhoramento genético realizado na Enza Zaden é também guiada por esses objetivos, visando não apenas produzir hortaliças resilientes e saudáveis, mas que sejam deliciosas e que tenham uma aparência incrível.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Cercospora: cuidados tardios podem comprometer produtividade da soja em até 20%

2

Taxação da carne bovina brasileira pela China

3

PI AgSciences e Agrícola Alvorada começam o ano em forte parceria com muita inovação e ação

4

Alga Lithothamnium: solução no controle de greening

5

Rainhas do Sertão: criação de abelhas nativas gera renda e ajuda a proteger o meio ambiente no Ceará 

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

image001

PI AgSciences e Agrícola Alvorada começam o ano em forte parceria com muita inovação e ação

imagem_2026-01-06_165202623

Alga Lithothamnium: solução no controle de greening

Foto: Fundecitrus

Prazo para entrega de relatório Cancro/Greening acaba nesta quinta-feira, dia 15 de janeiro

imagem_2026-01-12_103807260

XII Expedição Gape é conhecimento a céu aberto, com a PI AgSciences na estrada