
O fórum de abertura da Bahia Farm Show foi realizado na tarde desta terça-feira (11) no auditório da Aiba, com o tema “Uso e Monitoramento do Aquífero Urucuia”. O debate foi sobre o uso da água do aquífero que alimenta os rios do oeste baiano que deságuam no São Francisco com destaque para a sua preservação. Com a presença do presidente da Bahia Farm Show e da Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Odacil Ranzi, o evento televisionado pelo Canal Rural atualizou sobre o andamento do Estudo do Potencial Hídrico, que vem sendo desenvolvido pelos produtores rurais, por meio da Aiba, financiado pelo Prodeagro, em parceria com as universidades federais de Viçosa (UFV) e do Rio de Janeiro (UFRJ), e Governo do Estado.
Para entender a dinâmica do aquífero, as equipes técnicas têm realizado medições em tempo real, o que futuramente vai permitir maior segurança nos mais diversos usos na bacia hidrográfica. O fórum abrangeu técnicos e pesquisadores que pensam os recursos hídricos no Brasil. O gerente de Hidrologia e Gestão Territorial Serviço Geológico Brasileiro (SGB), Amilton de Castro Cardoso, destacou a importância do conhecimento técnico científico para fazer o uso correto dos recursos hídricos, parabenizando as entidades pelo trabalho de monitoramento.
Já o especialista em gestão de recursos hídricos do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Zoltan Rodrigues, destacou a parceria entre o governo do estado e produtores rurais que vem possibilitando o uso dos recursos hídricos de forma sustentável, prevendo o crescimento do uso na agricultura, mas permitindo a segurança hídrica. Este estudo, segundo os técnicos durante o debate, vai permitir uma base sólida de dados e informações que vão subsidiar políticas públicas, que vão contribuir com todos os usuários da bacia hidrográfica, incluindo os pequenos irrigantes e produtores do vale, que produzem feijão, tomate, dentre outras culturas, para consumo local.
LEIA TAMBÉM:
- Suspensão de tarifas traz alívio ao café, mas estoques baixos mantêm suporte aos preços
- São Paulo anuncia chamamento de 37 novos pesquisadores do agro, primeira contratação em 20 anos
- Sorgo: o cereal que reescreve o agronegócio brasileiro
- Syngenta lança híbrido de milho hiperprecoce mirando importante mercado do sul do Brasil
- Mercado global de cacau deve registrar superávit na safra 2025/26, aponta Hedgepoint
