EPAMIG realiza 18º Encontro Tecnológico do Café em São Sebastião Paraíso

Evento, gratuito, acontece no próximo dia 23
Cafe / Crédito: Erasmo Pereira Epamig
Acompanhe tudo sobre cafe, EPAMIG e muito mais!
Cafe / Crédito: Erasmo Pereira Epamig

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) realiza na próxima quinta-feira (23), o 18º Encontro Tecnológico do Café. O evento, que acontece no Campo Experimental da Empresa em São Sebastião do Paraíso, terá início às 8h.

A programação, gratuita, contará com duas palestras e cinco estações de campo. Logo na abertura do evento, o pesquisador Cesar Botelho apresentará o tema “EPAMIG: 50 anos de pesquisa na cafeicultura”, na qual destacará as contribuições das pesquisas realizadas pela Empresa, que completa 50 anos no próximo mês de agosto, para a consolidação de Minas Gerais como o estado maior produtor de café do Brasil, país que é responsável por uma em cada três xícaras de café consumidas no mundo.

“Fizemos um apanhado das tecnologias para a cafeicultura desde a criação do Programa Integrado de Pesquisas Agropecuárias do Estado de Minas Gerais (Pipaemg), no começo da década de 1970, quando poucas instituições realizavam pesquisa sobre cafés e existia uma urgência de ações para o manejo e o enfrentamento da ferrugem do cafeeiro”, aponta o pesquisador.

Nesses 50 anos, a EPAMIG conduziu e participou de diversos projetos de pesquisa para o melhoramento genético, desenvolvimento de novas cultivares, controle de pragas e doenças, fertilidade e nutrição de plantas. “É uma coisa pouco mencionada, mas a EPAMIG teve um papel muito relevante na difusão de cultivares tradicionais, como as Catuaís, desenvolvidas pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Revisitamos um pouco destas histórias e homenageamos alguns de nossos colegas e ex-colegas de EPAMIG, que contribuíram para o desenvolvimento de tantas dessas tecnologias”, detalha Cesar.

A história do Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso, que sempre foi ligado à cafeicultura, e que hoje abriga os vinhedos de cultivo de inverno da EPAMIG também será destacada na apresentação. O trabalho em melhoramento genético, resultou em cultivares de café que vêm alcançando grandes resultados em qualidade e produtividade, como é o caso da MGS Paraíso 2.

Dinâmicas de Campo

Em campo, Cesar Botelho conduzirá a estação “Cultivares para o Sul e Sudoeste de Minas Gerais”, na qual apresentará os principais resultados do projeto, desenvolvido em parceria com a Cooxupé, para a validação de cultivares de café com melhor desempenho para região.

O pesquisador da EPAMIG Denis Nadeleti e a bolsista de pós-doutorado Fapemig/ EPAMIG Maísa Mancini trarão o tema “Preparo de lotes para o concurso de qualidade de café”. As demais estações vão abordar qualidade do solo e controle de pragas, A programação conta ainda com a palestra “Fatores das altas produtividade na cafeicultura”, que será apresentada pelo consultor Eder Carvalho Sabdy.

PROGRAMAÇÃO

As inscrições poderão ser feitas no local, no dia do evento. Mais informações (35) 3531-1496, cesp@epamig.br.

Campo Experimental de São Sebastião do Paraíso – Estrada Via Guardinha, Km 12,5 – Distrito de Guardinha.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

2

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

3

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

4

Tomate cereja BRS Iracema: sabor adocicado e tolerância a doenças

5

HGS Bioscience: substâncias húmicas são o combustível do solo

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

carnes mt

Exportações de carne de MT crescem 67% no 3º trimestre de 2025 e devem superar recorde de 2024

1

Incertezas econômicas e clima irregular desafiam produtores e exigem gestão mais estratégica

Depositphotos_583129486_XL

Brasil pode gerar 370 milhões de toneladas de créditos de carbono até 2030

imagem_2022-06-30_145124434

Pragas e doenças no abacateiro: prevenção e controle