Artista plástica Valéria Vidigal conta história de sucesso no café durante a Fenicafé 2024

Valéria falou sobre “Café & Arte: empreendendo no café de uma forma inovadora'
Acompanhe tudo sobre Café, Fenicafé e muito mais!
Divulgação

Valéria Vidigal está entre as presenças femininas da Fenicafé 2024. Artista plástica e produtora de cafés especiais, Valéria é bem conhecida no universo cafeeiro brasileiro como “artista do café”, com mais de mil obras relacionadas ao café em seu currículo.

Vencedora do concurso nacional “A Melhor História de um Agricultor” do Notícias Agrícolas, a artista tem ainda inúmeros trabalhos ilustrando livros científicos e da história do café, sendo os mais recentes o livro “50 anos do Sebrae Nacional”, “Café com Arte” e o livro “50 anos da ABIC”.

Na Fenicafé, Valéria falou sobre “Café & Arte: empreendendo no café de uma forma inovadora”. Para isso, traduz em suas telas espalhadas pelo mundo a paixão que lhe foi transmitida no sangue pelo seu pai, o João Cruz Filho, um renomado pesquisador da Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Já o talento pela pintura vem da mãe, a artista plástica Maria Auxiliadora, que lhe ensinou a pintar aos 11 anos. 

Em 2003, decidiu direcionar suas obras somente para o café e a decisão firmou de vez para sempre no universo cafeeiro às telas, que deixam transparecer toda rotina no campo, desde a colheita, os grãos e a paisagem. “Desde então meu amor pelo café só cresceu e, em 2007, decidimos realizar o Encontro Nacional do Café, que inicialmente era em Vitória da Conquista e depois passou a ser realizado na Fazenda Vidigal, em Barra do Choça. A Fazenda Vidigal está incluída no hall das fazendas turísticas do Brasil, onde a arte tem um valor histórico e sentimental para o mundo do café. Uma das maiores galerias de arte a céu aberto está em nossa fazenda”, afirma Valéria, contando outro fato importante foi a apresentação de um coral alemão, que dentre tantas fazendas no Brasil escolheu o local para visitação e apresentação em 2016.   

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Torrãozinho: ameaça às lavouras de soja

2

Yuzu: você conhece esse limão?

3

Projeto Arroz de Baixo Metano vence prêmio global SBCOP na COP30, na categoria Sistemas Alimentares

4

Brasil exporta 4,141 milhões de sacas de café em outubro

5

Verticillium no tomate: como reconhecer e manejar a doença

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Grãos de café tradicional e café especial lado a lado destacando diferenças

Brasil exporta 4,141 milhões de sacas de café em outubro

Divulgação

Safra de café 2026/27 no Brasil deve avançar 13,5% e chegar a 70,7 milhões de sacas

Divulgação

Região do Cerrado Mineiro se prepara para celebrar a 13ª edição do prêmio que valoriza os melhores cafés de origem controlada do Brasil

Simag (2)

Simag eleva o padrão da nutrição no café brasileiro