Expocacer lança café vencedor de concurso na Specialty Coffee Expo, nos Estados Unidos

Publicado em 4 de abril de 2024 às 15h15

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 16h17

Acompanhe tudo sobre Café, Expocacer e muito mais!
Divulgação Specialty Coffee Expo

Com intuito de apresentar os melhores cafés que o Brasil e o Cerrado Mineiro têm a oferecer, enfatizando a produção de grãos especiais por meio de práticas sustentáveis, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) chega há mais um ano na Specialty Coffee Expo com o lançamento de um café exclusivo e mais uma gama de bebidas com diferentes sabores e aromas. A feira, uma das maiores do setor, acontece em Chicago, nos Estados Unidos, do dia 12 até 14 de abril.

“Uma das novidades este ano é o lançamento do café da cooperada Natália Naimeg, campeã do Festival Elas, que busca reconhecer e premiar as talentosas cafeicultoras da região. É uma bebida de 90 pontos, da variedade Catucai 2SL, com uma explosão de sabores. A iniciativa é um passo importante para promover a igualdade de gênero e destacar a contribuição das mulheres no mundo dos cafés especiais. A bebida também será lançada simultaneamente na cafeteira Pedestrian Coffee, em Chicago”, afirma Sandra Moraes, Gerente de Cafés Especiais da Expocacer.

A Cooperativa estará presente no estande 1856 da Specialty Coffee Expo, com uma vasta programação de seções de cupping e harmonização de cafés com alimentos tradicionais de Minas Gerais, como rapadura, queijo, doce de leite em barra, doce de mamão em barra e goiabada. Os participantes da feira terão a oportunidade de provar os cafés especiais produzidos pelos cooperados da Expocacer, com diferentes perfis de sabor e aromas únicos. Ao todo, são dez variedades entre elas o Topázio, Arara, Paraíso, Catuai, Bourbon Amarelo e Catucai 2SL.

“Durante as sessões de cupping, os consumidores terão a chance de apreciar o nosso lançamento e uma seleção de cafés com notas achocolatadas, de frutas amarelas, frutas vermelhas e nuances florais, oferecendo uma experiência sensorial rica e única. Estamos muito felizes em poder proporcionar esta oportunidade ao consumidor, além de dar a chance de conhecerem o produtor, saber de onde vem o café e a maneira sustentável que é produzida”, afirma Ítalo Henrique, diretor Comercial da Expocacer.

Um grande destaque nesta edição também foi a participação de uma das fazendas cooperadas da Expocacer, a Fazenda Três Meninas, dos produtores Paula e Marcelo Urtado, que foi finalista do Prêmio de Sustentabilidade, da Specialty Coffee Association (SCA). O prêmio reconhece organizações com e sem fins lucrativos que promovem a sustentabilidade no setor cafeeiro e, ao mesmo tempo, inspiram outras pessoas a ingressarem rumo a uma cafeicultura sustentável.

LEIA TAMBÉM:

“Esta indicação foi uma conquista. Veio para reconhecer todo trabalho que nossos cooperados vêm fazendo há anos por uma cafeicultura ESG, que está também alinhada a uma nova maneira de consumo, onde o comprador está mais consciente e leva em consideração a origem e se o produto é produzido de maneira sustentável”, afirma Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.

A Specialty Coffee Expo conta com 575 expositores, que apresentam os produtos e serviços mais inovadores do mercado. São esperados mais de 12 mil visitantes. No salão da Expo, os participantes podem interagir com profissionais de toda a cadeia, incluindo produtores, importadores e baristas, além de se conectar e formar novos relacionamentos comerciais com compradores e vendedores de café verde.

“Recentemente abrimos um Hub logístico nos Estados Unidos, que é nosso maior comprador de café, e a grande maioria dos grãos enviados, quase em sua totalidade, são especiais. A priori, nosso planejamento é enviar um contêiner por mês, cada um com cerca de 320 sacas de 60kg de café. Esse projeto visa impulsionar a economia e o consumo de cafés especiais, que cada vez cresce mais, além de encurtar processos”, afirma o Diretor Presidente Executivo.

A expectativa com o Hub é que haja um aumento de vendas no mercado estadunidense de 10% a 15%, apenas no primeiro ano. O consumo global de cafés especiais brasileiros tem crescido consistentemente a uma taxa anual de 12% nos últimos anos, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Confira a agenda das seções de Cupping:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

2

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

3

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

4

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo

5

Mariangela Hungria ganha o “Nobel” da agricultura mundial

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

produção de grãos

Produção de grãos pode bater novo recorde no Brasil

Futuristic technology trend in smart farm concept. Farmer use AI help agriculture to boost crop productivity with better plant health and weather monitoring And data is also gathered to further train

Holding rural: o que é e quais os objetivos?

Tipos de abacate lado a lado mostrando variações de casca, formato e polpa.

Tipos de abacate: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil

Frutos de limão caviar cortados, mostrando as pérolas coloridas da polpa

Limão caviar: a fruta exótica que vale mais de R$ 2.000 por quilo