Região do Cerrado Mineiro participa do Seminário sobre Indicações Geográficas para o Mercosul

O evento acontece em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de março
Acompanhe tudo sobre Cerrado Mineiro, Educação, Indicações Geográficas e muito mais!
Ana Cecília Velloso Branco/Divulgação

Ana Cecília Velloso Branco, membro do Conselho Regulador da Denominação de Origem da Região do Cerrado Mineiro irá representar a região no Seminário sobre Indicações Geográficas para o Mercosul. O evento acontece em Belo Horizonte, nos dias 20 e 21 de março, e é promovido pela IP Key LA, uma organização internacional especializada em propriedade intelectual de Indicações Geográficas (IGs) e marcas coletivas.

Esse evento, uma iniciativa de cooperação entre a União Europeia e os países do Mercosul, busca promover oportunidades econômicas e desenvolvimento local por meio da proteção de IGs. O seminário não apenas apoia a implementação das disposições de IG, mas também enfatiza os benefícios para os produtores locais, promovendo o acesso ao mercado e preservando o patrimônio cultural.

Além disso, Ana Cecília, que também é uma das Embaixadoras da Região do Cerrado Mineiro, terá a oportunidade de apresentar dois momentos durante o evento. Um deles abordará o Fingerprint (impressão digital), no qual a Região do Cerrado Mineiro é um case exemplar por ter sido a primeira região com Denominação de Origem (DO) no mundo a obter a tecnologia. O outro momento destacará a Rota do Café do Cerrado Mineiro, uma iniciativa que não apenas promove a excelência do café da região, mas também fortalece os laços culturais e turísticos.

“Seremos a única Indicação Geográfica em Café do Brasil a participar do Seminário. A participação da Ana Cecília no evento não só evidencia a importância do Cerrado Mineiro como uma potência na produção de café de alta qualidade, mas também demonstra o compromisso da região em compartilhar conhecimento e colaborar em níveis internacionais. Ana Cecília, ao representar a Região do Cerrado Mineiro, não apenas honra sua região, mas também inspira outros produtores a explorarem o potencial das Indicações Geográficas para o desenvolvimento sustentável e o reconhecimento global”, destaca o diretor executivo da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal.

Para Ana Cecília Velloso, participar deste evento é uma oportunidade incrível para o Cerrado Mineiro, uma região de atitude, se unir a outros líderes do setor de Indicações Geográficas (IGs). “Estamos conscientes do nosso papel pioneiro na produção de café de alta qualidade e sustentável, e estar presente neste seminário nos permite compartilhar nossa experiência e aprender com os outros. Acreditamos que é essencial promover a autenticidade e a diversidade do café brasileiro, e este evento nos oferece uma plataforma valiosa para fazer exatamente isso. Estamos gratos pela oportunidade e ansiosos para contribuir para a discussão sobre Fingerprint e Rotas do Café, enquanto celebramos a rica herança do Cerrado Mineiro”, avalia Ana Cecília Velloso.

LEIA TAMBÉM:

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

PI AgSciences incorpora a Plant Health Care (PHC)

2

Produtividade da cebola avança no Brasil com expansão dos híbridos adaptados às regiões produtoras

3

Irrigação por gotejamento: o guia completo para produtividade e economia de agua

4

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

5

illycaffè anuncia os 40 finalistas do 35° Prêmio Ernesto Illy

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

O transmódulo é usado para transportar fardos pré-compactados de algodão do campo à unidade de beneficiamento em Catuti

Bayer doa caminhão transmódulo para fortalecer agricultura familiar e produção de algodão no Norte de Minas

Visão geral da plenária de encerramento da COP30

COP30 é encerrada com o Pacote de Belém aprovado por 195 países

PG-74-a-75-Foto-02-Telefone

Poda do maracujá: como fazer?

Integração Lavoura-Pecuária - Crédito Equipe Cocamar Divulgação

Estratégias de ILPF para enfrentar extremos climáticos são tema do Dia de Campo ILPF 2025 em Iporã