LNF inova com desmucilagem enzimática

Fotos Luize Hess

Publicado em 17 de novembro de 2015 às 17h17

Última atualização em 17 de novembro de 2015 às 17h17

Acompanhe tudo sobre Ácaro, Água, Biológico, Café, Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Processamento, Terreiro, Traça, Vagem e muito mais!

 

 Fotos Luize Hess
Fotos Luize Hess

Este foi o segundo ano emque a LNF participou do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras. “A razão de estarmos aqui é divulgar nossos produtos enossastecnologias, além de fazermos contato com os profissionais que buscam opçõestecnológicas para melhorar a qualidade do nosso café, o que é comum nos eventos organizados pela Procafé”, destaca Luis Norberto Flores, diretorda LNF ” Latino Americana, que escolheu estar presente no evento pela parceria com a Procafé e pelo nível técnico dos trabalhos e das apresentações.

Inovação

Neste ano,Luis Norbertoapresentou um trabalho sobre desmucilagem enzimática do café com vantagens técnicas, a começar pela redução da infraestrutura, agarantia de qualidade do café,o domínio do processo, a economia de mão de obra, ea economia de água eenergia. “Além disso, o uso da desmucilagem enzimática garante a qualidade do café que vem do campo,pois inibe,graças àvelocidade do processo, o desenvolvimento das fermentaçõesindesejáveis“, aponta.

A desmucilagem enzimática é um processo biológico natural, que utilizaas mesmas enzimas que existem atualmenteno café, em uma concentração muito mais alta. Trata-se de um produto biológico e orgânico utilizado nas indústrias de bebidas e de sucos.

A degradação natural e rápida das pectinasdiminui drasticamente a multiplicação dos microrganismos individuais e, consequentemente, as fermentações indesejáveis.

A equipe da LNF divulgou as novidades em desmucilagem enzimática do café - Fotos Luize Hess
A equipe da LNF divulgou as novidades em desmucilagem enzimática do café – Fotos Luize Hess

Como funciona

Luis Norberto explica que a aplicaçãodos produtosNC36 195, oudoPertinex Ultra SPL,pode acontecer depois do descascamento. “A aplicação é feita dependendo do processo da fazenda,seja em tanques ou no terreiro.O produto elimina a desmucilagem mecânica, que consome um grande volume de água e prejudica o pergaminho. Nossa proposta reduz essa etapa do processamento do café de 20 para duas horas“, esclarece.

A operação em piscina é feita com os grãos cobertospor água, e o volume do produto é aplicado e homogeneizado com a água. No caso dos terreiros, o produto é aplicado por máquina costal, seguido pelas práticas normais de movimentação. Desta forma, o tempo de secagem no terreiro é reduzido em 40%, ou seja, de dez dias para quatrodias.

Entenda melhor

O grão de café tem uma mucilagem aderida a ele – depois de aplicada a enzima, essa mucilagem começa a degradar, deixando o grão limpo. “Para saber quando o produto está pronto,basta esfregar os grãos nas mãos. Eles não grudam e ficam limpos“, detalha Luis Norberto.

Nos experimentos realizados pela Procaféem quatro fazendas, (Cooxupé, Fundação Procafé e na Bahia)foram conduzidos dois lotes:um com lavageme outro sem lavar. No caso do café sem lavar, além de ganho de 3% em peso (que ainda precisa ser provado), observou-se melhor qualidade da bebida, que obteve 88 pontos na avaliação.

Sem a desmucilagem enzimática, o café apresentou melaço formado por pectina, sacarose e outros açúcares,os quais alimentamospor microrganismos. “Se limparmos o grão o quanto antes, a mucilagem vai embora, eliminando a presença do açúcar e, consequentemente, dos microrganismos indesejados“, pontua Luis Norberto.

O Congresso

Sobre o 41º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Luis Norberto faz um balanço positivo. “Tivemos solicitações de esclarecimentos, pois a tecnologia proporciona várias vantagens ao produtor“.

 
Essa matéria você encontra na edição de novembro 2015 da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.
 

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

ReSolu chega a 85 mil hectares cadastrados em cinco estados brasileiros

2

Concept Plus: maior programa mundial de eficiência reprodutiva em vacas de corte

3

Entregas de fertilizantes cresceram 10,7%no primeiro quadrimestre de 2025

4

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

5

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Dois Marcos - ok Miriam - Alterado

Wehrtec: marca de sementes de milho da Dois Marcos

Varrição do café na prática

Varrição do café: o que é, vantagens e mais

Lavoura de trigo no RS com sinais de abandono e baixa tecnificação

Redução da área de trigo e uso de tecnologia preocupa produtores no RS

Infestação de nematoides nas raízes da soja em lavoura no Mato Grosso

Nematoides na soja em MT: avanço da raça 4+ preocupa e exige manejo urgente