Agricultura de precisão pode ser alternativa para minimizar insegurança alimentar

Uso de tecnologia pode ser solução para valorizar e usar de forma consciente a terra
Agricultura-de-precisao
Imagem ilustrativa

Publicado em 4 de março de 2024 às 09h11

Última atualização em 4 de março de 2024 às 09h11

Acompanhe tudo sobre Agricultura de precisão, AGROCAD e muito mais!
Agricultura-de-precisao
Imagem ilustrativa

O aumento da demanda por alimentos no mundo tem exigido mudanças em toda a cadeia de produção para promover uma agricultura mais sustentável. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), 95% do que comemos vem diretamente ou indiretamente da terra, seja frutas, verduras e até mesmo animais. Em contrapartida, a ONU estima que dois bilhões de pessoas, quase um quarto da população mundial, sofrem com a falta de micronutrientes.

Segundo estudo da entidade, os solos em todo o mundo estão perdendo os nutrientes por conta da rápida degradação, fazendo mais presente a insegurança alimentar. Nos últimos 70 anos, os nutrientes dos alimentos diminuíram e estão colocando em risco tanto o sistema alimentar quanto a saúde humana.

Iniciativas como melhor aproveitamento das terras e maior eficiência da produção são peças-chave para atender a demanda crescente por alimentos e promover uma agricultura mais sustentável em todo o mundo. Felizmente, a criação e implantação de tecnologias para melhorar as práticas agrícolas vem crescendo.

A empresa de tecnologia em computação gráfica focada em fornecer soluções para projetos agrícolas, TECGRAF AGRO, criou e oferece a tecnologia AGROCAD. A partir dela, é possível conhecer e valorizar cada palmo da terra com o planejamento digital e otimizar o uso das áreas fazendo o planejamento da irrigação e aplicação de fertilizantes e defensivos na quantidade suficiente e onde cada um é realmente necessário.

Além disso, segundo um dos criadores da tecnologia, João Camelini, o AGROCAD também permite controlar o tráfego das máquinas que é muito importante para evitar o pisoteio e a compactação do solo, que reduzem muito a produtividade no campo. “Como as máquinas são muito pesadas, é preciso garantir que elas sempre passarão pelas mesmas rotas, com bastante precisão. As máquinas têm todo o equipamento necessário para seguir os caminhos projetados no escritório”.

Assim, com o planejamento agrícola e com a possibilidade de utilizar as ferramentas ofertadas da forma mais eficiente, é possível tornar toda a terra utilizada para alimentação mais produtiva e eficiente. Ademais, com a demanda global crescente por alimentos, o uso de tecnologias para agricultura de precisão é um passo necessário a ser dado para que seja possível minimizar o problema da insegurança alimentar.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Inovação e planejamento: forças que transformam o plantio de cana-de-açúcar

2

Teia da Sociobiodiversidade financia 202 soluções sustentáveis no território brasileiro e lança segunda chamada em novembro

3

Controle de insetos na soja muda com avanço do manejo integrado. Entenda como funciona

4

Área plantada com soja em Rondônia deve ultrapassar os 700 mil hectares na safra 2025/2026

5

Perdas pós-colheita da cebola: o papel estratégico das caixas plásticas retornáveis

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Foto-01-10

Como funciona o substrato para morango em slabs?

Imagem de arquivo

Trump amplia a lista de exceções a produtos brasileiros

Renato Costa, diretor Comercial e de Operações do Grupo Agronelli /
Agronelli

Empresa mineira leva resultados de projetos de sustentabilidade e economia circular à COP30

Castanha - Crédito: shutterstock

Por que as castanhas são a fonte perfeita de gorduras boas?