5 motivos para fazer do reflorestamento a sua causa

Além de contribuir com a economia local, plantio acarreta em benefícios como redução de CO2

Publicado em 16 de março de 2023 às 15h00

Última atualização em 15 de maio de 2025 às 17h03

Acompanhe tudo sobre Energia elétrica, Sustentabilidade e muito mais!

Celebrado no Brasil desde 2011, o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas foi criado com o objetivo de elucidar a população sobre a importância das ações pensadas para diminuir o agravamento dos impactos promovidos pelas mudanças climáticas. Uma dessas consequências é o aumento da temperatura média da terra nos últimos anos, cuja principal causa relaciona-se ao acréscimo da emissão de gases de efeito estufa – como o dióxido de carbono (CO2) que, em 2020, alcançou o recorde histórico de 417 ppm (partes por milhão).

Com as intervenções humanas como principal causa, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial de emissão de gases poluentes desde 1850. Por aqui, uma das principais fontes está relacionada ao desmatamento. Por isso, iniciativas como “O Meio Ambiente Ganha em Dobro”, da Jungheinrich, se fazem tão importantes na contramão desse revés. 

Créditos: ByGreenView

Parte de um movimento potente, o programa visa a recuperação do meio ambiente, por meio do reflorestamento da Mata Atlântica, realizado em parceria com Associação Ambientalista Copaíba, em pouco mais de um ano a empresa alemã já plantou 5.600 mudas de árvores nativas. “Nossa iniciativa surgiu com o objetivo de estimular outras empresas a trocarem suas frotas à combustão por equipamentos elétricos. Com essa responsabilidade ambiental firmada com nossos parceiros, já poupamos mais de 316 mil árvores, ajudando na diminuição do CO2 . Para além deste, que já é um grande motivo, é possível movimentar a economia local, uma vez que adquirimos as mudas em produções próximas à área plantada”, pontua Vigold Georg, vice-presidente da Jungheinrich, uma das líderes em intralogística. 

Tendo em vista que a questão do reflorestamento deve ser uma pauta presente e ativa na vida de cada cidadão, conheça outros cinco motivos para propagar essa iniciativa:

  1. Manutenção da biodiversidade: Ainda que não sejam grandes o suficiente para a formação de florestas, áreas formadas por árvores são fundamentais para a preservação da biodiversidade, já que possibilitam que fauna e flora possam se reproduzir em áreas adequadas. Mitigando os efeitos causados pela fragmentação dos ecossistemas, os chamados corredores ecológicos ajudam a promover uma ligação entre áreas diferentes, o que propicia o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal, por exemplo.
  1. Proteção das bacias hidrográficas: O reflorestamento ajuda não só a recuperar as matas ciliares, como também contribui para o aumento da qualidade e disponibilidade de recursos hídricos, uma vez que auxiliam na manutenção do lençol freático, colaborando, ainda, para a prevenção de erosões e assoreamentos.
  1. Redução das altas temperaturas: Capazes de absorver calor e reduzir o nível de gases poluentes, as árvores podem diminuir a temperatura em até 3º, além de melhorar a umidade do ar.
  1. Controle de enchentes e alagamentos: As árvores também são fontes de prevenção contra enchentes e alagamentos, pois aumentam a infiltração de água da chuva no solo. Quando não há vegetação, a chuva arrasta os sedimentos (materiais sólidos e semi-fluídos) da superfície para as partes mais baixas, acumulando-os nos canais de drenagem. A consequência são as enchentes e os deslizamentos que têm sido frequentes em algumas regiões do país.
  1. Promoção da economia local: Com produção eficiente e ambientalmente sustentável, os pequenos produtores também acabam beneficiados pela garantia de recursos hídricos, melhora na qualidade do solo e aumento da produtividade, considerando a proximidade das áreas cultivadas com as áreas restauradas ecologicamente e que servem de abrigo para uma grande diversidade de polinizadores, como as abelhas.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Rovensa Next nomeia Victor Sonzogno como novo Head Brasil para impulsionar o crescimento estratégico e a liderança de mercado

2

Exportação brasileira de uva para os Estados Unidos registra queda de 70% de julho a setembro

3

Imaflora lança a primeira certificação de carne livre de desmatamento do mundo

4

Congresso de Pesquisas Cafeeiras: 49ª edição terá foco na ferrugem e inovação tecnológica

5

Congresso Internacional de Cítricos terá duas apresentações do pesquisador científico brasileiro Hamilton Ramos

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Victor Sonzogno / Divulgação

Rovensa Next nomeia Victor Sonzogno como novo Head Brasil para impulsionar o crescimento estratégico e a liderança de mercado

Da esquerda para a direita: Lucivanda Fernandes Siqueira, Fabiane Kiyoko Shimokomaki, Maria Helena da Silva Monteiro, Naiara Kasmin de Oliveira, Dalilla Carvalho Rezende, Cláudia Carvalho Calmon de Sá, Juliana Basso, Rhaissa Martins Gustin e Flávia Strenger Garcia Cid.

Prêmio Mulheres do Agro 2025 revela iniciativas sustentáveis no agronegócio

Na foto: Carlos Hentschke, Presidente da Syngenta Seeds no Brasil (Foto: Syngenta/Divulgação)

Golden Harvest anuncia nova estratégia de negócio e projeta crescimento acelerado no mercado de soja

Divulgação

Inovações biotecnológicas potencializam produções mais sustentáveis na agricultura