2º Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura acontece em Goiânia

O 2° Congresso Luso-brasileiro de Horticultura (CLBHOrt2019) está marcado para acontecer no período de 22 a 25 de maio, em Goiânia (GO). Paralelamente às palestras, mesas-redondas e workshops, acontece a feira de produtos e serviços, com expositores trazendo até os participantes as novas tecnologias do mercado.

Publicado em 6 de maio de 2019 às 12h31

Última atualização em 6 de maio de 2019 às 12h31

Acompanhe tudo sobre Automação, Congresso Luso-Brasileiro de Horticultura, Nanotecnologia, Sustentabilidade e muito mais!

O 2° Congresso Luso-brasileiro de Horticultura (CLBHOrt2019) está marcado para acontecer no período de 22 a 25 de maio, em Goiânia (GO). Paralelamente às palestras, mesas-redondas e workshops, acontece a feira de produtos e serviços, com expositores trazendo até os participantes as novas tecnologias do mercado.

Paulo César Tavares de Melo, doutor e professor da ESALQ/USP e coordenador executivo do CLBHort2019, conta que o evento tem como objetivo o fortalecimento da ligação entre a pesquisa e a inovação, que é o motor do desenvolvimento da horticultura moderna, criadora de valor, baseada no conhecimento e na sustentabilidade, em que a competitividade depende cada vez mais da criatividade e da capacidade de inovação.

Para isso, o CLBHort2019 contará com o envolvimento de pesquisadores e parceiros empresariais em sua organização, visando à criação de uma plataforma para alavancar o desempenho da indústria hortícola luso-brasileira e aumentar a sua competitividade a nível internacional. “A rigor, pretende-se criar uma atmosfera adequada e um espaço estimulante para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e informações sobre temas do agronegócio hortícola contemporâneo, projetando o futuro do setor”, detalha o experiente profissional.

Novidades

O tema do Congresso “Pesquisa e Inovação em Diálogo com as Empresas” vem de encontro aos desafios de desenvolver uma horticultura sustentável e produtiva que possa prosperar em um mundo em permanente mudança.

 A palestra de abertura “Translação de conhecimento e inovação no contexto da nova horticultura” abordará o tema da inovação na horticultura. A palestra será proferida por um cientista de renome internacional, Antônio Monteiro, doutor e ex-presidente da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS, sigla em inglês) e professor aposentado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa (ISA/ULisboa).

Como enfatiza Monteiro, “o âmbito da inovação em horticultura é alargado pela translação rápida, para as empresas do conhecimento em novas áreas científicas, o que permite a criação de produtos e serviços a partir da genômica, proteômica, nanotecnologia, modelação, robótica, automação e outras áreas científicas de ponta, levando ao nascimento do que poderemos chamar uma Nova Horticultura”.

Ainda de acordo com ele, “assiste-se a uma revolução tecnológica na horticultura que é conseguida a partir de áreas do conhecimento muito distantes do que habitualmente entendemos por ciências da horticultura e que envolvem atores com formação em áreas do conhecimento muito diversas”. Monteiro conclui, recomendando que “temos que passar a pensar ‘fora da caixa’”.

Os temas das palestras e das mesas-redondas foram escolhidos de modo a abranger todas as áreas do HF, destacando a fruticultura, a vitivinicultura, a olivicultura, a olericultura (hortaliças, ervas condimentares, aromáticas e plantas medicinais) e a horticultura ornamental (floricultura, plantas ornamentais e paisagismo).

“Contaremos com profissionais altamente gabaritados de Portugal, Brasil e Argentina que abordarão temas escolhidos de acordo com sua relevância e que são desafios a serem enfrentados e superados pela horticultura no contexto luso-brasileiro”, ressalta Paulo César.

Participe do Nosso Canal no WhatsApp

Receba as principais atualizações e novidades do agronegócio brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Últimas publicações

1

Setor da maçã ganha premiação inédita: ABPM celebra inovação e liderança na pomicultura

2

Resultados da biotecnologia HB4® indicam ganhos de produtividade em condições de seca 

3

Trator da Série S6 da Valtra é destaque na Expointer

4

Mel do Vale do Paraíba recebe Indicação Geográfica

5

Açúcar: apesar de demanda resiliente, excesso de oferta limita a alta dos preços, avalia Hedgepoint

Assine a Revista Campo & Negócios

Tenha acesso a conteúdos exclusivos e de alta qualidade sobre o agronegócio.

Publicações relacionadas

Imagem de arquivo da edição de 2024

Iagro 2025 discutirá uso inteligente de dados e IA no agronegócio

Drone na agricultura

Drones na pulverização: eficiência, economia e segurança para o produtor

Evento Connection Terroirs do Brasil 2025

Connection Terroirs do Brasil 2025 destaca produtos com Indicação Geográfica

Principais tipos de melão cultivados no Brasil

Tipos de melão: conheça as variedades mais cultivadas no Brasil