O 12º AgTech Day, promovido pela EsalqTec, CCarbon e Parque Tecnológico de Piracicaba, está marcado para 27 de novembro de 2025 e é o principal evento de inovação no agronegócio da região. Este encontro crucial no AgTech Valley busca reunir pesquisadores, startups e empresas para debater as principais tendências tecnológicas e sustentáveis do setor agropecuário. O grande destaque é o foco na agricultura regenerativa e de baixo carbono. As inscrições são gratuitas e já estão abertas e podem ser feitas no site da Fealq (https://fealq.org.br/eventos/12a-edicao-agtech-day-2025/).
Com o tema central voltado à inovação para uma agricultura regenerativa e de baixo carbono, o encontro acontece a partir das 9h30, no Parque Tecnológico de Piracicaba, e contará com três painéis temáticos que abordarão avanços científicos, desafios de sustentabilidade e novas oportunidades de negócios no campo, além de pitches de startups.
Programação do 12º AgTech Day: Foco em Carbono e Sistemas Integrados
- 09h30 | Credenciamento
- 10h | Abertura do evento
- 10h15 | Sessão de pitches
- 12h | Intervalo
- 13h30 | Painel 1 – MRV: Carbono no solo e na planta, biochar e bioinsumos
- Moderador: Dener Márcio da Silva Oliveira (UFV)
- Painelistas: João Luís Nunes Carvalho (LNBR/CNPEM), Ricardo de Figueiredo (NetZero) e Juliana Marcolino Gomes (Biotrop)
- 14h45 | Flash Talk Patrocinador
- 14h55 | Painel 2 – Sistemas integrados: Plantas de cobertura, ILPF, placas fotovoltaicas e uso de resíduos
- Moderador: João Luís Nunes Carvalho (CNPEM/CCARBON)
- Painelistas: José Ricardo Pezzopane (Embrapa Pecuária Sudeste), Marcelo Pinho Almeida (IEE/USP) e Renato Rodrigues (Terradot)
- 16h10 | Flash Talk Patrocinador
- 16h20 | Painel 3 – Gestão da paisagem: Restauração, conservação e economia circular
- Moderador: Pedro Brancalion (CCARBON/USP)
- Painelistas: Paulo Molin (UFSCar – Brazilian Team X-Prize Rainforest), Fernando Visser (re.green) e Ana Maria Oliveira (Aliança NbS)
Destaque no 12º AgTech Day: Startup InPlanet Recebe Graduação
Além da programação técnica, o evento contará com um momento especial no espaço EsalqTec, quando será entregue o Certificado de Graduação à startup residente InPlanet. A empresa se consolida como referência mundial em intemperismo acelerado de rochas (Enhanced Rock Weathering – ERW), uma tecnologia natural capaz de remover dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera enquanto regenera os solos agrícolas.
Fundada em 2022, a InPlanet tem se destacado globalmente pela validação científica da remoção de carbono em diferentes culturas agrícolas, em parceria com a EsalqTec, incubadora de base tecnológica ligada da Esalq/USP.
Segundo o gerente executivo da EsalqTec, Sergio Marcus Barbosa, a InPlanet será mais uma empresa graduada da incubadora com grande relevância na contribuição à agricultura sustentável no Brasil. “Acompanhamos de perto o seu desenvolvimento e cumprimentamos seus sócios-diretores, corpo de pesquisadores e demais colaboradores, com a certeza da continuidade do seu sucesso”.
O evento tem o apoio da WBGI, Fealq, Sebrae for Startups, Núcleo ODS e Reserva Jequitibá e patrocínio de Biotrop, Terradot e Água Santa DI.
LEIA TAMBÉM:
